Revista CFMV fortalece a educação continuada em Congresso de Buiatria

15/09/2017 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:44am

Por Flávia Tonin

Com uma matéria especial que padroniza a nomenclatura para doenças de dígitos bovinos, tema de interesse dos buiatras, a Revista CFMV, edição 73, foi distribuída a todos os participantes do XII Congresso Brasileiro de Buiatria, realizado de 11 a 14 de setembro, em Foz do Iguaçu, PR. O evento reuniu 400 médicos veterinários e acadêmicos de interesse na área.

 “O material foi importante para padronizar a comunicação entre os médicos veterinários que atuam na área e facilitar a comparação de casos entre os colegas”, afirmou a médica veterinária Genuína Dalberto, de Palmeira das Missões (RS), que dentre suas atividades faz o casqueamento de animais. Ela afirmou que a nomenclatura proposta motivou-a a modificar uma planilha de acompanhamento das doenças nos rebanhos para que os dados sejam acumulados de forma que possam ser comparados entre propriedades.

""

                 Genuína Dalberto, médica veterinária. Foto: Ascom/CFMV

Estudante de graduação de Medicina Veterinária da Unifil, em Londrina (PR), Brenda Brene conheceu a Revista CFMV durante o XII Congresso Brasileiro de Buiatria e destacou a importância da publicação para direcionar a atualização sobre sua futura profissão. “A revista nos incentiva a conhecer a diversidade de áreas e temas da Medicina Veterinária”, afirmou. Participante do congresso de buiatria pela primeira vez, Brenda achou importante a atualidade das discussões e o complemento às disciplinas da faculdade.

Do interior de Minas Gerais, a médica veterinária, Leticia Barboza, também evidenciou a diversidade de temas do evento. Como recebe a publicação em casa, enfatizou que o debate de temas sobre a buiatria, em edições anteriores da Revista CFMV, incentivou-a a participar do Congresso.

""

                 Brenda Brene, estudante de Medicina Veterinária. Foto: Ascom/CFMV

Outros eventos

Durante a 6ª. Reunião Extraordinária da Cosalfa – Comissão Sul Americana para a Luta contra a Febre Aftosa -, realizada no final de julho, a Revista CFMV também foi entregue aos participantes, com intuito de mostrar e valorizar o trabalho de médicos veterinários e zootecnistas do Brasil.

O evento reuniu representantes de oito países, dentre os 13 países membros da comissão, além de representantes de organizações mundiais como Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Instituto Iteramericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) entre outras.

Dentre os artigos da edição 73, chamou a atenção o texto “O Brasil está a um passo de ser livre sem vacinação”, que antecipou o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) que está prestes a ser lançado pelo governo brasileiro.  “A circulação da publicação mostrou a difusão do assunto para a classe médico-veterinária do País”, reconheceu o coordenador do grupo de trabalho de revisão do PNEFA, Plínio Leite Lopes, e Auditor Fiscal Federal do Ministério da Agricultura.

A Revista CFMV é distribuída aos profissionais atuantes, com periodicidade trimestral. Profissionais podem acessar a versão digital em www.cfmv.gov.br.  Duvidas e sugestões devem ser enviadas para revista@cfmv.gov.br.

Assessoria de Comunicação do CFMV